Aprenda a respirar bem

Relaxamento
Última atualização: 23/08/2022

Respirar profundamente faz bem ao sistema cardiovascular, digestivo, revigora o cérebro e ajuda a combater a ansiedade e o stress. É fundamental conhecer algumas dicas para saber respirar bem, de forma a diminuir o cansaço.

Usar a respiração para melhorar o bem-estar físico e mental

Sabe o que têm em comum Mahatma Gandhi, Bruce Lee, os mestres budistas ou os monges cristãos? Todos usam a respiração para melhorar o seu bem-estar físico, mental e espiritual.

Respirar é à primeira vista uma atividade “natural”, que dispensa aprendizagem. Contudo, a verdade é que a maioria de nós respira mal.

As vidas agitadas, bem como a falta de atenção dispensada ao nosso próprio corpo, leva a que respiremos demasiado depressa, irregularmente e sem aproveitar a extraordinária capacidade dos nossos pulmões. E, ao fazê-lo, comprometemos a nossa saúde. Vários estudo recentes mostram mesmo que a respiração rápida, superficial e sem foco pode contribuir para uma série de problemas de saúde, incluindo ansiedade, depressão e hipertensão.

Isto acontece principalmente porque a oxigenação – que é comprometida com a respiração rápida - é indispensável para que o organismo continue a funcionar de forma saudável. É verdade que o coração pode continuar a bombear o sangue, mas as células, ao receberem menos oxigénio do que devem para continuar a trabalhar, vão ressentir-se com esse défice de oxigénio.

Benefícios da respiração profunda

A respiração profunda, pelo contrário, traz inúmeros benefícios para a saúde, como salienta um artigo científico publicado recentemente na revista Nature. Se começar a respirar profundamente com frequência, logo perceberá os benefícios de respirar bem. Alguns resultados são instantâneos, outros demoram alguns dias.

Pode ajudar em aspetos tão diversos como:

  • Ansiedade
  • Depressão
  • Controlar o stress
  • Melhorar a atenção e o foco
  • Melhor qualidade do sono
  • Recuperação mais rápida do exercício ou esforço.

Porque é que a respiração profunda é benéfica?

É legítimo que questione porque é que uma questão tão simples, como a respiração, pode ter tanto impacto e ser tão poderosa.

A respiração lenta ativa o sistema nervoso parassimpático, também apelidado de sistema “descansar e digerir”, sendo que o seu trabalho é conservar energia para ser usada em processos como a digestão e micção. A respiração profunda também ativa o nervo vago, que é uma espécie de chefe do sistema nervoso parassimpático, controlando aspetos como humor, digestão e frequência cardíaca.

Reserve um minuto e verifique consigo mesmo antes de iniciar um exercício de respiração profunda para ver como se sente antes e depois. Sente-se melhor, certo?

Depois de saber tudo isto, pode agora começar a mudar o seu comportamento e passar a respirar melhor. Ficam algumas dicas para que o possa fazer.

Espaços verdes ao pé de si

Tenha plantas em casa e no seu local de trabalho. As plantas fornecem oxigénio e ajudam a eliminar dióxido de carbono. Com plantas por perto, o ar que respira será melhor e a energia do seu ambiente muito mais saudável.

Conhece os jardins da sua cidade?

Em todas as cidades há espaços verdes que raramente visitamos e alguns ficam mesmo muito perto de nossa casa ou escritório. Porque não criar o hábito de “ir lá respirar”, nem que seja à hora de almoço?

A saúde também está no ar

Repare bem como está a respirar neste momento: se o seu abdómen está imóvel é sinal de que a sua respiração é pouco profunda o que significa pouca renovação do ar. Consequentemente, não está a fornecer ao seu organismo o oxigénio necessário para manter o vigor natural.

De acordo com o American Institute of Stress, a respiração abdominal durante 20 a 30 minutos por dia reduzirá a ansiedade e o stress, defendendo aquele instituto que as técnicas de respiração irão ajudar a que se sinta mais ligado e focado no seu corpo – e isso afasta a sua consciência das preocupações na sua cabeça e acalma a sua mente.

Exercícios para o cansaço

Tem dificuldade em adormecer, acorda cansado e falta-lhe motivação para fazer exercício? A culpa pode ser da respiração, por isso, sugerimos-lhe exercícios muito simples para resolver esse problema:

  • Sente-se numa posição em que esteja com as costas direitas mas confortável e esvazie completamente os pulmões.
  • Agora inspire bem devagar, enchendo os pulmões completamente. Use primeiro o diafragma e só depois os músculos peitorais. Expire ainda mais lentamente, de preferência gastando com este movimento o dobro do tempo que usou para inspirar. Repita três vezes.
  • Se sentir tonturas ao fazer o exercício pare, mas não se assuste: é o seu organismo a reagir a “tanto” oxigénio – talvez ele não esteja mesmo habituado a todo o ar a que tem direito. Espere um pouco e recomece.

Dicas para uma respiração saudável

Insista em respirar bem. Lembre-se que é algo que fazemos quase 20 000 vezes por dia, sem perceber. Faça todos os dias os exercícios que sugerimos.

  1. Pela manhã, ao sentar-se na cama, procure alongar os músculos peitorais, elevando os braços esticados acima da cabeça e entrelaçando as mãos no alto. Respire fundo três ou quatro vezes, sem pressa.
  2. Se o seu trabalho o obriga a estar quase sempre sentado, procure fazer pequenas pausas de duas em duas horas para alongar a coluna e descontrair os ombros.
  3. Espreguice-se! Uma ou duas vezes de manhã e outras tantas à tarde, estique os músculos do corpo libertando-os de tensões. Os orientais dizem que espreguiçar-se aumenta a produtividade em cerca de 30%. Experimente!
  4. Pelo menos uma vez por semana procure caminhar num espaço verde, onde o ar é mais limpo e não há montras para nos distrair. Não se preocupe com o tempo que demora a concentre-se na respiração: encha bem os pulmões e esvazie-os completamente antes de inspirar outra vez.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados