Corra, pela sua saúde

Nutrição e Fitness
Última atualização: 09/03/2023
  • Por vezes, o grande problema em praticar corrida é exatamente ter de o fazer sozinho. Porém, esta não tem de ser uma atividade solitária.
  • Para além dos inúmeros benefícios da corrida, cada vez existem mais grupos de corrida, que além de serem uma boa forma de fazer exercício, são também uma excelente maneira de socializar. O importante é exercitar-se e se o puder fazer enquanto faz novos amigos, ainda melhor.
  • E lembre-se, não precisa de ser um atleta para começar a correr (até deixamos algumas dicas para iniciantes) mas se não tem prática ou tem problemas de saúde, não deixe de consultar o médico antes de se iniciar nesta atividade física.

A corrida é uma modalidade desportiva sempre na moda e que apresenta vários benefícios para a saúde física e mental. E, se praticada em grupo, pode tornar-se uma experiência mais enriquecedora. Correr, pela sua saúde, é o apelo que fazemos neste artigo.

Seja à beira-mar, no meio da cidade ou no campo, há cada vez mais pessoas que optam por correr, faça chuva ou faça sol. Mais do que uma simples tendência ou moda, correr é já comprovadamente uma fonte de saúde e uma das melhores opções para se manter em forma.

Segundo uma metanálise recente, publicada no British Journal of Sports Medicine, correr pode melhorar significativamente a saúde e mesmo reduzir o risco de morte. Além disso, esta revisão concluiu que não é preciso correr muito rápido ou fazer maratonas para colher os benefícios.

A metanálise incluiu 14 estudos com mais de 230 mil participantes e incidiu sobre a associação entre correr e o risco de morte por todas as causas, doenças cardiovasculares e cancro. E os resultados foram surpreendentes: os participantes corredores revelaram um risco 27% menor de morrer por qualquer causa em comparação com os não corredores. Especificamente, a corrida foi associada a um risco 30% menor de morte por doença cardíaca e um risco 23% menor de morte por cancro.

Os investigadores descobriram igualmente que mais não é necessariamente melhor e que correr apenas uma vez por semana, ou 50 minutos por semana, permite reduzir o risco de morte.

Estudos anteriores tinham já evidenciado que correr reduz o risco de obesidade, hipertensão, colesterol elevado, diabetes, para além, claro, de ser um dos exercícios de eleição para melhorar a resistência aeróbica, a função cardíaca, o equilíbrio e o metabolismo.

Tipos de corrida

Uma das vantagens da corrida é poder ser praticada em qualquer lugar, sendo acessível a qualquer pessoa. Mas, além desta prática casual, existem outros contextos para o fazer:

  • Na passadeira: Correr dentro de portas pode ser preferível quando as condições atmosféricas não são as melhores. Além disso, protege as articulações, evitando as irregularidades do terreno, e permite maior adequação às preferências e objetivos individuais, através da regulação da inclinação, resistência e velocidade.
  • Competição: O desafio da competição nas corridas é motivador para muitos adeptos da modalidade, embora por norma estejam mais focados em superar-se a si próprios e alcançar objetivos individuais do que em vencer outros participantes. Dentro deste grupo inserem-se as maratonas, as meias maratonas e as minimaratonas, que nos últimos anos têm vindo a ganhar adeptos.
  • Trail: É a modalidade mais frequente para quem gosta de correr num cenário tranquilo ou num percurso irregular. Pratica-se, normalmente, em trilhos de montanha em que o terreno é acidentado (por entre raízes de árvores, lama e riachos).

Motivos para correr

Embora os impactos na saúde variem em função das condições de saúde individuais, que devem ser avaliadas caso a caso, de uma forma global é possível falar em vários tipos de benefícios. Por isso, diga não à vida sedentária e comece já!

  • Ganhar energia. Como qualquer atividade física, a corrida promove a libertação de endorfinas, substâncias ligadas à sensação de bem-estar, ajudando a reduzir o stress e o risco de depressão.
  • Aumentar a resistência cardiovascular. Através do condicionamento do coração e pulmões, a corrida promove a eficiência do fluxo sanguíneo e do oxigénio, prevenindo ataques cardíacos e outros problemas cardiovasculares.
  • Perder peso. É uma das atividades mais indicadas para quem quer perder peso, já que permite eliminar mais calorias do que outros desportos, promovendo um aumento da massa muscular e uma diminuição da massa gorda.
  • Fortalecer os ossos. Por ser um exercício com carga, promove a deposição de cálcio nos ossos, fortalecendo-os e prevenindo problemas como a osteoporose.

Correr em grupo

O exercício em grupo é uma prática que tem vindo a ganhar adeptos nos últimos anos e, além de ser mais divertido, pode também ser mais eficiente e proveitoso. Hoje, existem várias opções para praticar exercício em grupo, como a corrida em grupo e o Bootcamp. Apesar de terem um objetivo comum – melhorar a condição física — são bastantes diferentes na metodologia. A corrida em grupo consiste na prática de exercícios num circuito e o Bootcamp recorre a uma metodologia inspirada no treino militar.

Para lá dos benefícios para a saúde, correr em grupo envolve outro tipo de mais-valias.

  • Socialização. Partilhar a experiência da corrida com outras pessoas aumenta a sensação de pertença a uma comunidade.
  • Motivação. Treinar em grupo pode ajudá-lo a não escapar aos treinos nos dias em que se quer entregar à preguiça.
  • Desempenho. Treinar com pessoas de um nível mais avançado e trocar experiências e dicas pode encorajá-lo a ultrapassar os seus limites.

Dicas para iniciantes

  • O equipamento certo pode fazer a diferença. Uma das melhores coisas da corrida é que, ao contrário de outros desportos, não é necessário um grande investimento em equipamento. De qualquer forma, uns ténis de corrida e roupa apropriada são itens fundamentais para tornar os seus treinos mais agradáveis e produtivos.
  • Uma playlist perfeita. Ouvir música durante o treino pode ajudar a superar os obstáculos mentais iniciais. Se for a música que mais gosta, tanto melhor!
  • Estabeleça um plano de corrida. O local, a frequência e a distância da corrida precisam ser determinados com antecedência.
  • Comece devagar. A tentação será correr o máximo que puder logo na primeira vez. Contudo, deve ter em conta que quanto mais se esforçar, maior será sua exposição a lesões e dores que poderão impedir que corra nos dias seguintes. Por isso, deve começar devagar e aumentar gradualmente o ritmo, a duração e a frequência semanal. Defina a sua meta em 50 minutos por semana ou mais e corra sempre numa velocidade que seja confortável para si. 

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados