Sandes e sumo verde: uma receita saudável!

Nutrição e Fitness
Última atualização: 12/04/2023
Sandes e sumo verde, a receita para ajudá-lo a voltar à forma

Não há nada como uma refeição leve, desintoxicante e energética para se sentir bem com o seu corpo e, se for esse o caso, contribuir para eliminar os quilos a mais. Experimente esta receita repleta de nutrientes, perfeita para várias ocasiões, especialmente no verão.

Refeição simples e nutritiva

Uma sandes e um sumo verde podem ser uma excelente opção para a sua merenda no trabalho, jantar light ou até mesmo aperitivo num jantar de amigos. Basta abrir o frigorífico, misturar frutas, verduras, legumes crus. Abrir a porta da dispensa e juntar sementes e grãos germinados. Depois batemos tudo numa liquidificadora e fazemos um prato com um grande poder antioxidante, vitamínico e mineral. Inclua esta refeição super saudável na sua alimentação diversa e equilibrada, repleta de nutrientes que promovem o bem-estar do organismo.

Sanduíche verde saudável

Ingredientes

8 fatias de pão de cereais

colheres de sobremesa de manteiga de amendoim

½ pepino

q.b. coração de alface

1 queijo de cabra

q.b. de pimenta de moinho

q.b. rebentos (usámos rebentos de ervilhas)

chávena de grão-de-bico tostado*

q.b. azeite (opcional)

*Para tostar o grão-de-bico: Coloque o forno pré-aquecido a 180º C e forre um tabuleiro de forno com papel vegetal de cozinha. Coloque o grão lavado e escorrido, adicione 1 colher de chá de canela e 1 colher de chá de açafrão. Envolva uniformemente e leve ao forno 20 a 30 minutos até que fiquem tostados.

Passo-a-passo

  1. Para fazer uma sanduíche: torre ligeiramente 2 fatias de pão, ou se preferir deixe ao natural. Espalhe a manteiga de amendoim sobre uma das fatias.
  2. Lave a alface e o pepino. Enxague a alface e fatie o pepino com a ajuda de uma faca afiada.
  3. Coloque sobre a manteiga de amendoim a alface, o queijo desfeito e temperado com pimenta a gosto, termine com o grão-de-bico e os rebentos.
  4. Sobre a outra fatia coloque o pepino e regue com umas gotas de azeite.
  5. Sirva a sanduíche aberta ou fechada e embrulhada em papel vegetal.

Smoothie Verde

Ingredientes

1 banana grande

1 chávena de folhas de espinafres

1 maçã verde

1 talo de aipo

q.b. de gengibre fresco

2 tâmaras Medjool

½ lima (sumo)

1 chávena de bebida vegetal sem açúcar (usámos bebida de arroz)

Passo-a-passo

  1. Descasque a maçã e o gengibre. Retire os caroços às tâmaras e lave os restantes ingredientes.
  2. Coloque todos os ingredientes num copo liquidificador potente. Adicione a bebida vegetal e ligue na potência máxima até que fique cremoso. Prove e ajuste o sabor e a consistência a gosto.
  3. Sirva em copos altos ou frascos.

Valor nutricional

Pão de cereais

Todos os alimentos que constituem esta refeição são fontes de nutrientes que fazem bem à saúde. O pão de cereais traz para a refeição uma boa dose de fibra, hidratos de carbono, proteína e algumas vitaminas e minerais. Pode também optar por comprar pão de cereais integral o que adiciona valor nutricional à sua refeição. A fibra presente ajuda no controlo dos níveis de colesterol sérico, reduz a obstipação ao melhorar o trânsito intestinal e aumenta o sentimento de saciedade (reduzindo as chances de obesidade), de acordo com o site sobre Nutrição do Ministério da Saúde. É recomendado ingerir pelo menos 25 gramas de fibra por dia.

Manteiga de amendoim, alface e rebentos de ervilha 

A manteiga de amendoim cremosa que é barrada no pão é uma fonte de proteína e gorduras saudáveis e ótima para comer em pequenas quantidades, como é aqui o caso. A alface adiciona à sandes vitaminas (A, C e K) e alguns minerais. Os rebentos de ervilhas são fontes excelentes de vitamina C e betacaroteno (vitamina A). Contêm também em quantidade significativa tiamina e niacina. A vitamina C é especialmente importante para o sistema imunitário, mas não só. Tem propriedades antioxidantes, e é necessária na produção de colagénio, L-carnitina e certos neurotransmissores. Os alimentos com teor mais alto de vitamina C são os frutos citrinos e alguns legumes de cor verde.

Pepino, queijo de cabra e grão-de-bico

O pepino, que muita gente pensa ser um vegetal, é na verdade um fruto (da mesma família que a melancia). É constituído na sua grande maioria por água, é considerado um diurético natural. Contém também vitamina A e K. A vitamina A contribui para a boa visão e fortalece o sistema imunitário. A vitamina K fortalece a saúde óssea, tornando os ossos mais fortes, e contribui para o bom funcionamento da coagulação do sangue. O queijo de cabra adicionado dá um sabor diferente a esta sanduíche. Tem um teor elevado de um tipo de ácidos gordos característicos, cálcio, fósforo, vitaminas A e K, tiamina e niacina. O grão-de-bico tem um baixo valor energético e elevado teor vitamínico, mineral e de fibra. Para além disso, contêm uma quantidade elevada de substâncias químicas bioativas (compostos fenólicos, oligossacáridos e inibidores enzimáticos) – podem ter um papel importante na prevenção de doenças crónicas.

Sumo verde

O sumo verde tem com ingredientes principais a banana, a maça, o aipo e os espinafres. Este sumo representa uma dose significativa das vitaminas e dos minerais que necessita no dia a dia. Adicionalmente, ajuda-o a manter-se hidratado. A lima e o gengibre dão um sabor mais forte e marcante ao sumo, tornando-o super refrescante para os dias mais quentes. Também, se sabe desde a antiguidade que o gengibre tem propriedades anti-inflamatórias.

Além de ser fácil, esta receita traz imensos benefícios para a sua saúde. A sandes tem elevado teor de proteína e fibra e o sumo de minerais e vitaminas. Com o seu baixo valor calórico, esta receita é ideal para quem quer perder peso de modo seguro. Bom apetite!

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados